sábado, 22 de fevereiro de 2014

DEDO EM GATILHO .....AINDA BEM QUE DEMORA POUCO.....









Há alguns meses o dedo esquerdo indicador começou a inchar e ter leves momentos de gatilho. Depois o direito apresentou mais forte. E agora estão os 2. Qualquer movimento que eu faça com uma ou outra mão o dedo logo engatilha.

Conheço algumas pessoas que tiveram que operar.  Espero que o meu caso não necessite.

Fui ver o que é e porque aparece. No meu caso, sei que é por causa da AR.


SITE:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dedo_em_gatilho

Dedo em gatilho é um tipo de tenossinovite estenosante na qual a bainha que envolve um tendão em um dedo da mão se torna inchada ou um nódulo se forma no tendão. Dedo no gatilho refere-se a captura ou popping de um dedo ou polegar como o paciente flexiona e estende o dedo. Os tendões que causam a flexão dos dedos estão ligados a músculos no antebraço. Esses tendões atravessam o pulso e, eventualmente, anexar os pequenos ossos dos dedos. Como o contrato músculos do antebraço, os tendões associados são puxados para a mão e punho, resultando em flexão dos dedos. Cada flexor tendonpasses através de uma série de túneis (denominado fibro-óssea canais ou polias). Estas polias manter o tendão adjacente ao ossos e articulações pequenas dos dedos da mão como o tendão desliza para trás e para frente durante a flexão dos dedos e extensionhelping para otimizar a potência e eficiência mecânica do mecanismo flexor tendon. Vários estudos analisaram as possíveis causas para o dedo no gatilho, mas a maioria não são conclusivos. Alguns têm sugerido uma relação entre as atividades que colocam pressão excessiva na palma da mão e do desenvolvimento de dedo no gatilho, mas só isso não é provável que seja o único fator. Esta condição ocorre mais freqüentemente em pessoas com diabetes, gota e artrite reumatóide.


OUTRO SITE:  

ESTE FOI O QUE MAIS GOSTEI. 
DIRETO E CLARO NAS INFORMAÇÕES.


Dedo em gatilho

 (Fisioterapeuta)

http://www.tuasaude.com/dedo-em-gatilho/

O que é:

O dedo em gatilho é uma doença ortopédica caracterizada pela inflamação e presença de nódulos nos tendões responsáveis pela flexão do dedo que faz com que o dedo fique sempre dobrado, mesmo que o indivíduo tente abrí-lo, só o consegue se ajudar com a outra mão.

Causas do dedo em gatilho

Os tendões que flexionam o dedo ficam inflamados e inchados, apresentando nódulos. Quando o dedo flexiona, o tendão inflamado sai da bainha e durante a extensão do dedo é preciso forçar o que produz dor e uma sensação de estouro, parecida àquela sentida ao se puxar o gatilho de uma arma.
Geralmente o dedo em gatilho é causado devido a uma lesão por esforço repetitivo (LER).

Como tratar o dedo em gatilho

Para tratar o dedo em gatilho é preciso fazer fisioterapia. Casos mais graves ou em que não houve sucesso com a fisioterapia podem recorrer à cirurgia.
Na fisioterapia, o principal objetivo é diminuir os nódulos e melhorar a mobilidade do dedo afetado. Fazer exercícios que fortaleçam os músculos extensores da mão e dos dedos é parte fundamental do tratamento.

OUTRO SITE:

https://www.minhasaudeonline.com.br/br/artigo/58/100298/dedo-em-gatilho

03/12/2012

Dedo em gatilho

» Antonio Carlos da Costa
A tenossinovite estenosante dos flexores da mão, popularmente conhecida como dedo em gatilho, é uma das causas mais comuns de dor, edema e perda da função das mãos, acometendo com mais frequência o polegar e o dedo anelar da mão dominante. É mais frequente em adultos do sexo feminino, durante a fase da menopausa, e a causa permanece desconhecida. Acomete também homens ou até crianças, porém em menor proporção. Tal condição ocorre devido à desproporção entre o tendão flexor e a polia (túnel por onde passa o tendão), quando há formação de nódulo no tendão no nível da articulação metacarpofalangiana, resultando em ressalto e/ou dor ao encarcerá-lo durante a flexão e extensão do dedo.

Os sintomas podem variar desde leve desconforto, até, em estágio mais avançado, deformidade fixa, necessitando de manipulação para alcançar a movimentação completa. Geralmente o primeiro movimento pela manhã é o mais doloroso. Existem diversas condições secundárias que podem ocasionar o dedo em gatilho, tais como artrite reumatóide, diabetes mellitus, gota e pacientes hemodialisados. Na mão, pode estar associado a outras doenças, tais como a síndrome do túnel do carpo e doença de De Quervain.

Inicialmente o dedo em gatilho é tratado clinicamente, com terapia da mão, imobilização, mudança de hábitos ou infiltração de corticóide. A infusão com corticóide promove alívio dos sintomas com duração variada, sendo de fácil aplicabilidade, simples, ambulatorial e de baixo custo. Caso haja falha do tratamento clínico, a cirurgia pode ser necessária para a liberação da polia. Tal procedimento é realizado por cirurgia aberta, com visão direta e secção da polia, ou por via minimamente invasiva, isto é, com auxílio de agulhas, sem a necessidade de incisão de pele e de internação. O tratamento cirúrgico é muito eficiente, mostrando, normalmente, resolução permanente.

O período pós-operatório é relativamente curto, permitindo o retorno às atividades em dias ou semanas, dependendo do dedo acometido, da gravidade da doença ou da técnica utilizada.



OUTRO SITE:

ACHEI TAMBÉM UMA OPÇÃO SEM CIRURGIA...ESPERO NÃO PRECISAR CHEGAR A ESSE PONTO:


Trigger Finger Release/ Dedo em Gatilho Sem Cirurgia

http://www.youtube.com/watch?v=xk-VmTUaB5w


Nenhum comentário:

Postar um comentário