domingo, 6 de fevereiro de 2011

ACTEMRA - novo remédio para artrite reumatóide quando o tratamento convencional não apresenta resultados 2


http://www.sidneyrezende.com/noticia/16772+a+cura+para+a+artrite

Redação SRZD | Ciência e Saúde | 14/08/2008 20h01


Uma única injeção de células modificadas pode ser a cura para a Artrite Reumatóide, segundo pesquisa da Universidade de Newcastle, na Inglaterra. A dose ajuda para o ataque do sistema imunológico às juntas. O prazo é de cinco anos para que a pesquisa seja concluída.

Na artrite reumatóide, a própria defesa do corpo ataca os tecidos, fazendo com que haja inflamações dolorosas e progressivas nas juntas.

O tratamento tradicional baseia-se no uso de antiinflamatórios e drogas que amortecem o sistema imunológico. Já o recente, aplica esteróides e vitaminas em células dendríticas dos glóbulos brancos, fazendo com que entrem em estado "tolerante". Logo depois, elas são injetadas novamente no paciente. 

A idéia dos cientistas é trazer o sistema imunológico de volta ao seu estado pré-artrite, quando não ataca o próprio corpo.

Até agora, o grupo ainda não testou o método em criaturas vivas. O próximo passo é experimentá-lo em oito pacientes. A técnica requer laboratórios especializados, mas tais gastos podem compensar décadas de custos com remédios para artrite reumatóide. Os autores do estudo sugerem que o mesmo procedimento pode vir a ser usado para curar a diabetes tipo I.

Este comentário agora é meu:


Se bem entendi funciona mais ou menos como o transplante de medula (guardadas as devidas proporções).
No paciente com câncer (linfoma não hodkin em estágio agressivo) quando entra em remissão (ausência de células cancerosas) é feito o transplante de medula óssea (autólogo = células fornecidas pelo próprio paciente). Quando em remissão, as células da medula são coletadas e congeladas e depois de um quimioterapia muito forte, são injetadas de novo no paciente. Esse procedimento exige internação + ou - longa e isolamento total. 


Mas depois, a medida que o tempo passa, o organismo vai produzindo células saudáveis, sem câncer, ou seja, como no estágio antes do câncer surgir.  


Ainda não consegui acesso ao estudo para entender como é coletada essa gama de células modificadas e o que é feito para que se modifiquem.


Ah, achei uma pista. Segue na próxima postagem. Esperança é a palavra!













Nenhum comentário:

Postar um comentário